Por: Joaquim Oliveira - Copywriter & Estrategista.
Caro amigo (a),
A COPY do seu anúncio tem um papel mais importante do que gerar tráfego…
Ele tem o papel de segmentar os potenciais clientes que chegam até você.
Seja uma página de vendas, ou para uma captura de leads…
Se você errar na mensagem, você atrai a pessoa errada.
Resultando em:
Por isso, trabalhando como COPYWRITER desde 2018...
Preparei para você um framework que hoje me ajuda a produzir as COPYS para anúncios que atraem o público certo, com maior poder de compra.
E que já utilizei em projetos de 5 e 6 dígitos...
Nos mais diferentes mercados...
E com diferentes especialistas, como:
Dentre outros…
E a título de mostrar um pouco dos resultados…
Um dos modelos que você verá resultou em mais de R$ 31.904,00 em vendas com uma mentoria que foi criada do ZERO em 2023.
O outro serviu para eu mesmo começar a vender minhas primeiras consultorias, em paralelo aos meus jobs de copy, quando decidi sair um pouco dos bastidores...
E outro nos fez vender múltiplas consultas de 500 reais + tratamentos de R$ 3.500,00 a R$ 12.000,00.
Da mesma forma que…
Se você errar no anúncio, você não atrai o cliente que paga para sua oferta.
Por isso, mais do que entregar os modelos, quero detalhar para você o framework por trás desses modelos vencedores.
Um acrônimo para…
Com base nesse simples framework você consegue facilmente criar uma imagem mental do seu cliente perfeito para criar a mensagem correta para ele.
Começando pelo meu próprio estudo de caso…
Confira o exemplo:
Seguindo nossas 3 bases, eu registrei…
PÚBLICO:
Profissional que vendem consulta.
MOMENTO:
Já viram vários cursos, sabem o que precisa ser feito, mas se sentem perdidos e confusos em relação ao que fazer para ter os primeiros resultados.
DOR:
Não aguentam mais gastar dinheiro com cursos e sentir que não sabem do lugar.
Com na ilustração mental que criei com o método PMD, cheguei no gancho:
"Plano simples para vender consulta on-line (em 2 passos)".
Onde eu literalmente resumia todo o processo que a pessoa gostou rios de dinheiro em cursos para aprender, em uma maneira simples de aplicar.
Ao final, conduzia o lead para o meu funil para explicar o método de forma mais aprofundada e depois conduzir o cliente até a venda.
Esse anúncio sozinho gerou cerca de 24 vendas de consultoria em 30 dias.
Um resultado nada mal para um projeto inicial que estava nos primeiros testes.
Abaixo está o link para acessar esse anúncio completo:
Note que eu poderia ter seguido o caminho tradicional de prometer:
"Ganhe X mil reais por mês no marketing digital no automático".
Porém, quando olhamos para o momento do público e a dor dele, eu vejo que ele já viu várias promessas.
E ele já refuta e ignora cada uma delas.
Sabendo disso, eu chego em abordagens que conectam melhor com meu público.
Você verá isso de forma ainda mais nítida no próximo exemplo…
Mais uma vez, seguindo o framework, em um nicho completamente diferente, registramos…
PÚBLICO:
Profissionais de estética que trabalham, ou querem trabalhar, com melasma.
MOMENTO:
Sentem medo de não gerar resultado para o paciente.
DOR:
Sabe que as chances de um melasma retornar se não tratada de forma correta são grandes e que logo terá um paciente reclamando.
Com base nisso, criamos o gancho…
"Conheça a mentoria que vai transformar sua abordagem no tratamento de melasma cuidando do seu paciente de dentro para fora".
Abaixo está o link para acessar a referência:
Note que eu mais uma vez eu poderia ter prometido "ganhe X mil por mês tratando Melasma…"
Que é o mais comum em mercado B2B.
Porém, por conhecer o MOMENTO do meu cliente, eu sabia que a DOR de um profissional de estética que mais incomoda é TER PACIENTES RECLAMANDO E QUERENDO O DINHEIRO DE VOLTA.
Sabendo disso, eu me conecto com ainda mais força com o público e, depois de chamar a atenção da pessoa certa, aí sim eu posso entrar falando de ganhos financeiros.
Mas, novamente, eu falo sobre ganhos financeiros na hora certa.
Primeiro eu crio credibilidade, faço o cliente querer me ouvir e depois mostro resultados financeiros em forma de depoimentos.
Você pode ver isso depois no exemplo desse criativo.
Agora…
E para não dizerem que foquei apenas em anúncios em texto…
Esse formato de vídeo rodou por mais de 6 meses, gerando pacientes em duas cidades diferentes (Goiânia e Brasília).
Confira abaixo a aplicação do Framework sendo utilizado…
PÚBLICO:
Mulheres acima de 30 anos com corpo inflamado e acima do peso.
MOMENTO:
Sabem que estão inflamadas e que precisam se cuidar, mas não conseguem fazer isso de forma consistente.
DOR:
Acham que demora muito para ter resultados e desmotivam antes de sentir uma melhora no peso e na saúde.
A partir disso, criamos o gancho:
"Se está com inflamação no intestino, então o corpo todo está inflamado…"
"Isso gera seus sintomas".
"E nós temos alguns procedimentos que podem estar tratando a questão de dentro para fora mais rápido".
OBS: Note que por ser um vídeo, e dou os principais tópicos ao invés de roteirizar tudo linha por linha.
Para a especialista em questão, essa forma de trabalhar funciona melhor.
Confira logo abaixo a referência deste anúncio:
E, mais uma vez, note: se eu prometesse "perca 10 kgs em 30 dias" eu iria atrair um público genérico.
Provavelmente com baixo poder aquisitivo.
E sem condição de após a consulta avançar para um tratamento.
O que nos traz novamente para o MOMENTO e a DOR do PÚBLICO certo.
Quem tem poder aquisitivo já testou outras soluções, já foi em médicos e nutricionistas e sabem que tem um problema.
Por isso, quando eu entro falando do problema específico que impede ele de emagrecer, como a "inflamação no intestino", e mostro uma nova solução para um problema antigo…
Eu capto a atenção do público certo, trazendo leads melhores para o meu funil.
E ISSO É O QUE EU QUERO QUE VOCÊ FAÇA A PARTIR DE AGORA!
Busque ser menos genérico nos seus anúncios.
Pense no PÚBLICO, MOMENTO e DOR para criar ganchos melhores.
Por fim, lembre-se também que o anúncio é somente a primeira etapa de um processo de vendas otimizado para escala.
Se você não tiver a estrutura completa levando esses 3 momentos em consideração, suas vendas podem não vão fluir como você espera.
Lembre-se disso!
E caso queira ajuda para otimizar todo seu processo de escala…
Seja para cursos, mentorias, serviços...
Ou, caso prefira falar diretamente comigo para tirar suas dúvidas, ou para eu mesmo escrever suas COPYS…
Ainda sobre a consultoria...
Nela nós vamos otimizar sua copy, construir (ou melhorar) sua zona de conversão e preparar suas campanhas de reengajamento.
Para reservar uma vaga, faça sua aplicação, ou aperte para falar comigo no whatsapp.
ASS: Joaquim Oliveira - Copywriter & Estrategista.
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